×

SMS realiza mutirão contra mosquito Aedes aegypti no bairro Cidade Nova

A Secretaria da Saúde de Aracaju iniciou pelo bairro Cidade Nova, zona norte da capital, os mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação mobilizou 15 agentes de endemias, que vistoriaram 450 imóveis. Os mutirões serão realizados todos os sábados.

O mutirão tem como objetivo intensificar o combate ao mosquito nas áreas em que há maior incidência de focos. O trabalho dos agentes continua sendo de educação junto à população. O gerente do programa de combate ao Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, alertou sobre os locais que podem se tornar criadouros do mosquito, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Independente da quantidade, qualquer acúmulo de água pode se tornar um foco. É muito importante que as pessoas estejam atentas. A população deve verificar os locais e manter tudo bem seco e bem limpo. Se essa limpeza for feita pelo menos uma vez na semana, o problema será resolvido”, afirmou o gerente.

O trabalho dos agentes é fundamental neste combate. “O agente de combate às endemias é um profissional treinado para enxergar onde muitas vezes o dono da casa não percebe. Além disso, ele é capaz de orientar a população para que aquele foco seja eliminado”, disse Jeferson Santana.

Durante o mutirão, os agentes identificaram um foco em uma pequena poça d’água na lavanderia de uma residência. A proprietária do imóvel, surpresa com a descoberta, destacou que costuma cuidar da área externa da casa e valorizou o trabalho dos agentes. “É essencial porque nos ajuda a prevenir. Eu achava que estava tudo em ordem aqui em casa, mas ainda assim foram encontrados focos”, afirmou Daniela Alves.

O professor José Carlos Barbalho também elogiou a atuação dos agentes e, mesmo conhecendo as práticas corretas de armazenamento de água, faz questão de recebê-los.

“Considero esse trabalho fundamental para a comunidade, principalmente por atuar na prevenção. Recebo os agentes de saúde e endemias com muita satisfação, porque acredito na importância dessa iniciativa”, concluiu.